Faculdade

  • Faculdade de Tecnologia CNA - A Faculdade do Sistema CNA

    • Thumb
    • Thumb
    • Thumb
    • Thumb
    • Thumb
    • Thumb

    A Faculdade de Tecnologia CNA é a primeira faculdade voltada exclusivamente para o agronegócio. Criada pela CNA para formar um profissional de nível superior à altura da inovação e tecnologia presentes na agropecuária brasileira, setor líder em crescimento na economia nacional.

    A Faculdade de Tecnologia CNA atua na graduação, oferecendo inicialmente o curso superior de Tecnologia do Agronegócio, no formato presencial, além de cursos de pós-graduação lato sensu e extensão em áreas afins, para atuar em um mercado que hoje oferece 37% dos empregos diretos no país. Ou seja: é quem mais entende de agronegócio fazendo o curso que o mercado precisa e que o empresário e o produtor rural querem.

    Amparada na grande capilaridade do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o SENAR, que está presente em todo o Brasil com mais de 4.000 instrutores, a Faculdade CNA oferece ensino a distância, mas com o diferencial da prática de campo, onde o aluno vai aplicar no ambiente real da propriedade o conhecimento adquirido no ambiente virtual.

    O objetivo é levar a todos os lugares uma educação de qualidade, adequada às necessidades dos produtores e trabalhadores rurais, qualificando-os nos processos produtivos, técnicos e gerenciais.

    Voltada para o Brasil rural, a Faculdade CNA atua:

    1. Por meio do ensino presencial, formando profissionais para atuar no mercado de trabalho e para atuar como disseminadores.
    2. Por meio do ensino a distância (EaD) – após credenciamento para essa modalidade, oferecendo cursos com a qualidade do ensino presencial.
    3. Por meio da pesquisa, buscando respostas para problemas que afetam a comunidade rural, além de desenvolvimento técnico, econômico e social.
    4. Por meio da extensão, com cursos, atividades e eventos que permitam o crescimento integral dos produtores e trabalhadores rurais.

  • Possui como Pilares

    Agricultura de precisão

    Inovação

    Sempre alinhada às necessidades do mercado tem como foco a formação de líderes e profissionais qualificados para atuarem, de forma comprometida e inovadora, na gestão das cadeias produtivas do agronegócio: empreendimentos, produção de bens e serviços, processos e práticas, buscando soluções tecnológicas competitivas e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

    Qualidade Acadêmica

    A Faculdade de Tecnologia CNA se destaca pelo seu corpo docente constituído de mestres e doutores e pelo projeto pedagógico de excelência e metodologia de ensino que prepara o aluno para os desafios do mercado de trabalho levando-os a experimentar e aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ao mesmo tempo em que desenvolve uma visão crítica na busca de soluções para os desafios do dia-a-dia.

    Internacionalidade

    Para que nossos alunos possam vivenciar internacionalidades, a Faculdade oferece oportunidade de intercâmbio com a Universidade de Illinois e ainda oferece todo o apoio necessário, como:

    • Suporte para organizar a documentação e demais requisitos para o intercâmbio;
    • Sessões informativas com pais e alunos antes do embarque;
    • Organização para que os alunos viajem em um único grupo.
  • Credenciamento MEC

    Biblioteca Digital
    Sala de aula

    A Faculdade de Tecnologia CNA é uma faculdade credenciada pelo Ministério da Educação, pela portaria 1213 de 18 dezembro de 2013 diante da conformidade do Regimento da Instituição e de seu Plano de Desenvolvimento Institucional. Acesse aqui a portaria

    Conheça alguns pontos do relatório do MEC sobre a estrutura que será oferecida ao aluno:

    Condições administrativas: “Há condições administrativas que permitem adequado suporte à implantação e funcionamento do curso em questão e atividades previstas...”

    Representação docente: “É importante ressaltar que os docentes apresentam formação acadêmica, em nível de pós-graduação, em áreas condizentes com as especificidades do curso, havendo também, para a maioria dos docentes, compatibilidade entre a formação e a disciplina para a qual foi designado.”

    Produção científica: “O curso apresenta características práticas acentuadas, justamente pelo fato de ser um curso de tecnólogo em agronegócio. Assim sendo, as instituições existentes (CNA, SENAR) e a mantenedora Instituto CNA desenvolvem ações de ensino e de formação profissional, além de pesquisas. Portanto, o referido curso contará com este grande diferencial, que consiste justamente neste background destas instituições.”

    Corpo técnico-administrativo: “Estes apresentam sólida formação profissional e experiência em assuntos acadêmicos, justamente pelo fato de já atuarem junto às instituições que darão suporte para a Faculdade CNA, alguns destes cursando mestrado.”

    Instalações físicas: “O atual edifício (...) é novo e funcional e, de acordo com a visita realizada, foi possível verificar que as instalações atenderão de modo satisfatório à primeira turma de alunos.”; “O auditório tem capacidade para 250 pessoas e é muito bem equipado, inclusive com elevador para cadeirante. É integrado à rede multimídia, servindo para teleconferências e para uso no ensino a distância.“

  • O Projeto Pedagógico Institucional

    Pesquisadores em campo

    O projeto pedagógico da Faculdade CNA é único e concebe o conhecimento como construção histórico-social, resultante da interação do homem com o mundo. Dessa maneira, valoriza a iniciação à pesquisa e o papel que ela desempenha na ruptura com o senso comum.

    O currículo acadêmico ampliará os conhecimentos relativos ao uso de tecnologias próprias ao setor agropecuário e dará grande ênfase ao convívio social, possibilitando a inserção do estudante no mercado de trabalho.

    A liderança do professor será decisiva para solicitar, permitir e até exigir a participação efetiva dos alunos, ao mesmo tempo que garante a estes o tempo necessário para a aprendizagem, de acordo com as necessidades e diferenças individuais.

    Os alunos com experiência profissional terão a oportunidade de terem suas práticas observadas pelos professores para eventuais correções e aperfeiçoamentos. Haverá ainda atividades externas abertas a todos os alunos, que darão ao estudante a chance de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos.

    Os instrumentos de avaliação serão individuais e coletivos e poderão considerar a atuação oral e escrita, a qualidade da produção técnica e os graus de empreendedorismo, inovação e criatividade, além do comprometimento com a eficiência e a eficácia das criações da área técnica específica.

    Projeto Pedagógico Institucional

    Regimento da Faculdade de Tecnologia CNA

    Membros do Colegiado Superior

    Membros do Conselho Superior

    Núcleo Docente Estruturante

    Dirigentes