CNA

  • Quem é a CNA

    A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) tem como missão representar, organizar e fortalecer os produtores rurais brasileiros. Ela também defende seus direitos e interesses, promovendo o desenvolvimento econômico e social do setor agropecuário. Para tudo isso se tornar realidade, a CNA congrega associações e lideranças rurais e participa de forma ativa e permanente das discussões e decisões sobre a política nacional agrícola.

    Objetivos:

    • A união da classe produtora rural;
    • A defesa do homem do campo e da economia agrícola;
    • A valorização da produção agrícola e a preservação do meio ambiente associada ao desenvolvimento da agropecuária e da produção de alimentos;
    • A defesa do livre comércio de produtos da agropecuária e agroindústria;
    • A busca e demonstração do correto conhecimento dos problemas e soluções apropriadas às questões da categoria econômica.
  • O sistema CNA

    Sistema Sindical Rural Nacional

    O Sistema CNA abrange três entidades: a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) (representação e defesa dos interesses dos produtores rurais), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) (formação profissional rural e promoção social) e o Instituto CNA (estudos e pesquisas na área social e no agronegócio).

    O SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, é uma instituição destinada a realizar educação profissional e promoção social das pessoas do meio rural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável do país.

    O SENAR não tem unidades de ensino. Por decisão institucional, as salas de aula são os locais onde o trabalhador e o produtor rural atuam. Pode ser em uma área de plantação, um galpão da propriedade, embaixo de uma árvore e até na casa de um dos participantes do curso. Todas ações de promoção social, capacitações e cursos são oferecidos gratuitamente a pessoas do meio rural associadas, direta ou indiretamente, aos processos produtivos agrossilvipastoris. Em 20 anos, atendeu mais de 60 milhões de produtores e trabalhadores rurais.

    Outro braço do sistema, o Instituto CNA - ICNA - foi criado em 2009 para ser responsável pela experimentação, desenvolvimento de tecnologias, pesquisas, planejamento, formulação e implantação de programas e projetos voltados para o agronegócio. Promove estudos e pesquisas inéditos para a identificação de carências sociais e de deficiências nas atividades do setor agropecuário nos municípios brasileiros, em parceria com institutos renomados como o grupo IBOPE (em pesquisa sobre as carências no ensino em escolas da zona rural) e Fundação Getúlio Vargas (em estudo sobre a renda rural no Brasil).